Gestão de materiais radioativos naturais (LSA)

Os depósitos de materiais radioativos que ocorrem naturalmente (NORM) foram identificados e reconhecidos dentro da indústria de exploração e produção de petróleo e gás há várias décadas. NORM também é conhecido como LSA (incrustações de atividade específica baixa). O equipamento pode ser limpo de incrustações, lama ou outras formas de NORM e os resíduos radioativos gerados são devidamente eliminados.

O que é NORM?

Reservatórios do subsolo contêm água, petróleo e gás em várias porcentagens. A água de formação pode conter bário, estrôncio e cálcio e radio natural ou outros radionuclídeos. Durante a exploração, quando injetado com água, isso resulta em uma incompatibilidade química com a formação subsequente de um material quimicamente inerte e insolúvel comumente referido como NORM. Este material pode ser depositado sob a forma de incrustação, areia, cera e lama. NORM também podem estar presente em água produzida, condensados ​e gás radão, também pode ser encontrado no gás natural produzido.

Controle legislativo

A natureza radioativa do material é um perigo que normalmente surge durante a extração de petróleo e gás, especialmente a partir de campos maduros. Como tal, é regido por legislação que obriga os operadores e prestadores de serviços a desenvolverem treinamento de conscientização e procedimentos de trabalho para controlar, proteger e minimizar a exposição aos trabalhadores.
Em todo o mundo, controles rigorosos e legislação governam o manuseio, o armazenamento e o descarte de resíduos NORM.

Mais informações

Para obter mais informações ou para uma conversa informal sobre serviços de medição, monitoramento, remoção, tratamento e descarte de NORM, ligue para a Sureclean no número +44(0)1224 701400 ou envie um e-mail para: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.